Home / Notícias Publicadas / Outubro Rosa: Mês da conscientização

Outubro Rosa: Mês da conscientização

preview_cartaz-640x460Todo ano acontece o Outubro Rosa, mês em que se dá uma atenção maior ao câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 25% de novos casos diagnosticados por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O maior número de casos está presente em mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A idade é o fator mais importante quando se fala em riscos da doença, já que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Alguns outros fatores também aumentam o risco da doença como: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, primeira gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos, casos de câncer de mama na família e casos de câncer de ovário, entre outros fatores. Ter algum desses fatores não quer dizer que você terá a doença.

A melhor forma de se proteger é a realização do autoexame de toque das mamas, além da mamografia que é recomendada em mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, e ajuda a detectar o câncer em seus primeiros estágios, elevando os casos de cura.

Outubro Rosa

O movimento começou na década de 1990 em todo o mundo, e tem o objetivo de estimular a participação da população no controle e combate ao câncer de mama. Várias atividades acontecem no Brasil e no mundo, incentivando a conscientização a cerca da doença, além de oferecer serviços gratuitos para a população. Procure se informar sobre a programação da sua cidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *