Home / Notícias Publicadas / Novembro de combate ao Câncer de Próstata

Novembro de combate ao Câncer de Próstata

482a8b60a02611e6b5961f1915b19293Novembro chegou, e com ele o azul da saúde do homem. A campanha busca alerta para os perigos do câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no Brasil, só este ano.

O Instituto Lado a Lado pela Vida é o responsável pela campanha que tem como tema este ano: “De Novembro a Novembro Azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem”. A mobilização nacional a cerca do câncer de próstata busca reduzir o número de mortes (13 mil por ano), além de orientar a população sobre a doença e os cuidados que o homem deve ter.

O Câncer de Próstata endurece a glândula que é motivada pela multiplicação das células da próstata. O grande problema desse tipo de câncer é que em 95% dos casos só aparecem em estágio avançado.

Por isso, é muito importante os exames preventivos que devem ser feitos a partir dos 50 anos de idade, havendo casos na família da doença devem ser feitos a partir dos 40 anos. O exame do toque retal é feito por um urologista, e indica se há alguma alteração na próstata.

 Os números de casos do câncer são altos porque muitos homens tem preconceito de realizar o toque retal, e acabam adiando a ida ao médico. Há 90% chances de cura quando diagnosticado precocemente.

Ao sentir algum desses sintomas apresentados pela doença como: sensação de bexiga cheia, dificuldade de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, força para manter o jato de urina, dor ao urinar, problemas em conseguir ou manter ereção, dor ao ejacular, dor nos testículos e dor na lombar, bacia ou nos joelhos. É importante consultar o urologista caso tenha algum desses sintomas.

Alguns fatores podem acelerar o risco da doença como: hereditariedade; má alimentação; sedentarismo e a idade.

Durante todo o mês de novembro são realizadas atividades em todo o País para orientar e alertar para a saúde do homem. No próximo dia 07, acontece o II Fórum Ser Homem no Brasil, onde profissionais da saúde, parlamentares e a população debaterão o câncer de próstata e outros tipos como o de pênis e testículo.

Crédito da Imagem: Instituto Lado a Lado pela Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *