Home / Imprensa / Novembro Azul termina, mas prevenção continua

Novembro Azul termina, mas prevenção continua

1446571306049-cancer-de-prostataA campanha do Novembro Azul chega ao fim, mas permanece o alerta para os cuidados com a saúde masculina. O câncer continua a ser um problema mundial e o de próstata é o segundo mais recorrente entre os homens. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 61 mil novos casos do câncer de próstata sejam diagnosticados até o final de 2016 e, na Paraíba, a pesquisa indicou que 1.040 homens podem ter a doença.

Apesar dos homens já terem consciência da necessidade de se cuidar, alguns ainda enfrentam tabus em relação a exames. De acordo com o urologista do Hapvida Saúde, Osório Abath, este é um dos principais fatores da mortalidade em decorrência do câncer de próstata. “Um dos maiores problemas é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque, que continua sendo o meio mais eficaz na descoberta do tumor”, explica.

No início, este tipo de câncer não apresenta sintomas significativos que possam ser associados a ele, o que pode causar uma descoberta tardia da doença. Porém, o urologista afirma que o diagnóstico precoce garante que os homens tenham quase 100% de chance de cura. Por causa disso, a recomendação médica é que os homens com casos de câncer de próstata na família comecem a fazer os exames a partir dos 40 anos. Já os que não se encaixam nesse perfil podem aguardar até os 45 anos.

Além disso, os cuidados com a saúde precisam ser diários e, a cada dia, os homens se conscientizam mais da necessidade de cuidar da saúde preventivamente, mas muitos só procuram um médico quando já estão com problemas graves, mesmo sabendo que doenças sérias como as do coração, hipertensão arterial, diabetes tipo II e tantas outras, poderiam ser minimizadas com pequenas atitudes diárias, como alimentação balanceada, exercícios regulares e atividades que aliviam o estresse.

Um dos exercícios que vem ganhando espaço com o público masculino é o Pilates. Além de melhorar o tônus muscular, o método também melhora a respiração, a postura, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência e ajuda a diminuir o estresse. Celebridades como David Beckham, Brad Pitt, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini e Neymar Júnior, por exemplo, já adotaram a técnica, que pode, ou não, ser associada a outras atividades físicas para melhorar o desempenho e evitar lesões.

Segundo Rossana Vasconcelos, fisioterapeuta da Equilibra, o Pilates permite uma experiência positiva de movimento, ajudando a promover o bem-estar em todos os sentidos. “Como fortalece e define a musculatura, melhora a postura e a flexibilidade e traz mais equilíbrio corporal, é aconselhado pelo meio médico no auxílio ao tratamento de várias enfermidades. Crianças, jovens e adultos têm melhorado intensamente sua qualidade de vida com a prática deste método”, explica.

Fonte: Paraiba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *