Home / Imprensa / Após quase dois anos, Brasil volta a gerar novas vagas de emprego

Após quase dois anos, Brasil volta a gerar novas vagas de emprego

10150431O Brasil voltou a ter saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada após 22 meses. Conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em fevereiro deste ano, o país registrou 1.250.831 contratações contra 1.215.219 demissões, ficando com variação positiva de 35,6 mil vagas. Os números foram divulgados, nesta quinta-feira, pelo presidente Michel Temer (PMDB) e pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em evento no Palácio no Planalto.

O setor de serviços teve o melhor saldo, com variação positiva de 50,6 mil postos, seguido pela administração pública: 8,2 mil. O comércio, com redução de 21,1 mil vagas, apresentou o pior desempenho no mês passado.

— O levantamento mostra que as medidas adotadas pelo governo nos últimos sete meses recolocaram o país nos trilhos, fazendo com que a crise fique cada vez mais distante — afirmou Nogueira.

Três regiões do país foram determinantes para o bom resultado após quase dois anos de números: Sul (35.422), Sudeste (24.188) e Centro-Oeste (15.740). No Sul e Centro-Oeste, o saldo foi positivo em todos os Estados.

Nas regiões Norte e Nordeste, o número de dispensas superou o de contratações, com reduções de 2.730 vagas e 37.008, respectivamente.

O Rio Grande do Sul teve, pelo segundo mês consecutivo, o terceiro melhor saldo entre os Estados: 10,6 mil. São Paulo registrou o maior desempenho (25.412), seguido de Santa Catarina (14.858).

Os números também foram comemorados pelo presidente Temer:— É preciso começar e o começo veio por essa notícia que estou dando a vocês — disse.

A divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho em fevereiro estava prevista originalmente para o dia 20 de março, mas acabou sendo antecipada.

Fonte: Zero Hora – Crédito da imagem: Jessé Giotti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *