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“Pense na sua saúde. Faça atividade física enquanto prevenção. Não espere virar tratamento!”

Ontem falamos da parceria entre a Feessemg e a assessoria esportiva Fl Runners. Hoje publicamos a entrevista que fizemos com o Flavio Lopes, idealizador da Fl Runners. Ele irá explicar um pouco mais sobre a empresa e sobre os benefícios de se praticar uma atividade física.

Flavio Lopes é graduado em Educação Física pela escola de Educação Física da UFMG, possui pós-graduação em “Metodologia do Treinamento Personalizado”, pela Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro. Atuou durante 10 anos como coordenador de Cursos de Pós-Graduação no Instituto Aleixo, sendo também professor na Especialização sobre “Obesidade e Emagrecimento”.

A escolha da profissão aconteceu pela intimidade com as atividades esportivas. Sempre deu atenção especial às corridas, visto a facilidade de treinar, já que não dependia de mais ninguém (para jogar futebol, por exemplo, preciso de mais nove pessoas pelo menos). Além disto, apresentava uma evolução notável em seu condicionamento físico.

Daí a corrida se tornou a principal atividade física da sua vida. Assim, foi ampliando ainda mais o seu conhecimento na modalidade para aplicar nos treinamentos.

Como surgiu a ideia de criar a assessoria?

Comecei a treinar alguns colegas em 2010. Com a demanda aumentando e vendo a carência de uma Assessoria Esportiva na minha região, resolvi em 2013 montar a FL Runners Assessoria Esportiva.

Hoje, a assessoria está presente em grandes empresas de Contagem, dando consultoria, montando equipes de corrida nestas empresas e coordenando programas de atividade física, além de ter cerca de 150 atletas treinando Corrida regularmente.

Além de buscar a melhora da saúde e qualidade de vida, participamos de provas na região metropolitana de BH e também em provas de âmbito nacional e internacional (este ano já tivemos atletas participando de provas em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Santiago, Paris e Zurique).

 Hoje, você conta com quantas pessoas na equipe? 

Hoje em dia são cerca de 200 alunos que treinam regularmente.

Como são e com qual frequência acontecem os treinamentos?

Os treinos são totalmente individualizados. Inicialmente o aluno passa por uma avaliação para verificar como está seu condicionamento físico.  A frequência de treino dependerá da disponibilidade e do objetivo do aluno. Normalmente, são pelo menos 3x por semana. De posse do resultado do objetivo do aluno, é feito um plano de treinamento para que consiga alcançá-lo.

A partir daí são elaboradas planilhas semanais, no qual são estabelecidas metas para cada dia de treino. No final da semana, os resultados dos treinos são analisados e é feita evolução da planilha para semana seguinte. Ou seja, toda semana tem uma planilha nova de treino, baseada nos resultados da semana anterior.

Como funciona o treinamento à distância? Qualquer pessoa em Minas Gerais pode participar?

Independente da cidade que o aluno mora, ele pode fazer o treinamento. O treinamento à distância é basicamente igual ao presencial. O que muda é a avaliação. Neste caso, é feito uma anamnese que mostrará de onde devo iniciar seu treinamento. Baseado nela, a planilha é elaborada e enviada por e-mail ou whatsapp.

Ao final de cada treino, baseado em uma “tabela de percepção de esforço”, enviada junto com a planilha, o aluno dá uma nota (escala de 0 a 10) de como foi sua sensação de esforço. Esta nota servirá como base para evoluir a planilha da semana seguinte.  A evolução de quem treina à distância é a mesma de quem faz o treino presencial. Basta ter disciplina e seguir a planilha.

Quais os benefícios da corrida e a caminhada para o trabalhador?

Podemos listar uma série de benefícios tanto para o Sindicato quanto para o trabalhador com a prática da corrida e da caminhada:

Benefícios para o Sindicato:

– Promoção da saúde no Sindicato, reduzindo o stress físico, mental e emocional dos trabalhadores;

– Redução de índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;

– Redução do absenteísmo e sedentarismo na entidade;

– Aumento da produtividade;

– Aumento da qualidade dos serviços prestados através da melhor disposição e satisfação do trabalhador;

– Melhoria da capacidade de atenção e concentração dos trabalhadores.

Benefícios para o trabalhador:

– Redução da ansiedade;

– Reduzindo do stress físico, mental e emocional;

– Redução da gordura corporal;

– Redução de fatores de risco coronariano;

– Melhora do sono;

– Prevenção de doenças;

– Melhoria da capacidade de atenção e concentração;

– Aumento da densidade óssea, prevenindo a Osteoporose;

– Aumento da capacidade cardiopulmonar.

 

Para começar uma atividade física tem idade?

Não considero que tem uma idade específica. Pode ser criança ou idoso. Dependerá de como está seu desenvolvimento e sua saúde. Hoje em dia tenho alunos entre 12 e 70 anos. Cabe ao professor orientar a atividade ideal, frequência e intensidade mais adequada a cada um deles.

 

Tem muita gente que morre de preguiça de começar uma atividade física, o que você recomenda para o ânimo aparecer?

A primeira coisa a fazer é tentar achar uma atividade que lhe dê prazer. Tem gente que gosta de nadar, outros de correr, outros de musculação, tem os que ainda não acharam uma atividade que gosta e os que não gostam de nenhuma (risos).

Pense na sua saúde. Faça atividade física enquanto prevenção. Não espere virar tratamento!

Escolhendo uma atividade, mesmo que não for aquela que você ame, procure se manter nela por 3 meses. Este é, segundo estudos, o tempo necessário para você habituar a fazer uma atividade física e começar a sentir falta dela. Aí vira um “vício saudável”.

Neste início, para muitas pessoas será sacrificante. Mas tem que persistir. Mas nada de querer tirar o atraso de anos de sedentarismo. Temos que respeitar alguns Princípios do Treinamento Esportivo, entre eles o Princípio da Adaptação, que resumidamente diz: Comece aos poucos.

Se vai fazer musculação, comece com uma série de cada exercício. Se vai caminhar, comece com 20 minutos. Se quer correr, inicie intercalando caminhada com pequenos trechos de corrida. Nada de exagerar e ficar com o corpo todo dolorido, mal aguentando se levantar da cama no dia seguinte. Isto é um convite para deixar de lado a atividade que mal começou.

Estipule metas realizáveis. Nada de exageros, como: Quero emagrecer 10 kg em 1 mês! Não vai conseguir e vai se sentir frustrado. “Convoque” alguns amigos para fazer junto com você. Exercitar em grupo é mais divertido e dá mais motivação para continuar.

Foto: Reprodução/Corrida do Bem

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